Por que fazer
investimento de
impacto?

Realizar investimento de impacto é estar à frente de uma tendência mundial que vem ganhando dimensões cada vez maiores. É fazer parte de um movimento global de investidores com propósito que representa a nova fronteira do mercado financeiro.

Os investimentos de impacto já são buscados por diferentes tipos de investidores e o volume de recursos alocado vem crescendo a cada ano. No Brasil, esse mercado já movimenta mais de 18,7 bilhões de reais em ativos sob gestão. No mundo, o total de ativos sob gestão já chega a 1.164 trilhão de dólares.

Investidores(as) de impacto atuam dentro de uma nova lógica de fazer negócios e de pensar o capital. Eles obtêm retorno financeiro ao mesmo tempo em que viabiliza soluções inovadoras em larga escala para o enfrentamento dos grandes desafios socioambientais de nosso tempo, exercendo seu protagonismo por meio de suas decisões de investimento.

Representa ainda uma vantagem competitiva aos investidores que souberem readequar sua missão e suas estratégias nessa direção, uma vez que o contexto global tem evidenciado a urgência de novas abordagens na tomada de decisão sobre investimentos de forma a garantir padrões de bem-estar para toda humanidade e o respeito aos limites planetários.

LucroPropósitoImpacto positivoProtagonismo do investidorVantagem competitivaPotencial de escalabilidade

LucroPropósitoImpacto positivoProtagonismo do investidorVantagem competitivaPotencial de escalabilidade

Quais são as classes de ativos disponíveis para investir com impacto?

Existem diferentes caminhos possíveis para realizar investimento de impacto, incluindo investimento direto, investimento direto via redes e investimento indireto via produtos financeiros de impacto.

Na plataforma Investir com Impacto, você encontra oportunidades de investimentos indiretos via produtos financeiros de impacto, que oferecem retorno financeiro com o compromisso de gerar impacto social e/ou ambiental mensurável, organizadas em três principais classes de ativos:

Quem são os distribuidores de produtos financeiros de impacto de terceiros? Qual o seu papel?

Tanto bancos quanto wealth advisors atuam como distribuidores de produtos financeiros de impacto de terceiros. Enquanto os primeiros oferecem entre seus produtos opções de gestores independentes (como fazem Itaú e Bradesco, por exemplo), os segundos são consultores de grandes investidores e sugerem a alocação de recursos em Fundos ou outros produtos de impacto compatíveis com o perfil de seus clientes (é o caso da Wright Capital).

Consulte o gerente do seu banco sobre as opções de investimento de impacto disponíveis.

Como saber a oportunidade mais adequada ao meu perfil?

Para identificar as melhores oportunidades de investimento de impacto, o investidor deve considerar as seguintes perguntas:

  • Quanto tempo estou disposto a esperar para receber o retorno financeiro pelo investimento (conceito de liquidez do investimento)?

    A liquidez de um produto financeiro indica em que prazo o investidor pode resgatar o investimento realizado.

    Alta liquidez = curto prazo (geralmente, prazos de resgate inferiores a 360 dias)

    Média liquidez = médio prazo (geralmente, prazos de resgate entre 1 e 5 anos)

    Baixa liquidez = longo prazo (geralmente prazos superiores a 5 anos)

  • Qual o meu perfil de investidor e nível de tolerância a risco?

    Conheça os diferentes perfis de investidor para identificar o seu:

    Conservador/Risco baixo: Prefiro não correr riscos na valorização do dinheiro aplicado mesmo com menores retornos.

    Moderado/Risco moderado: Tenho maior tolerância a eventuais perdas de parte do recurso investido em busca de potenciais retornos maiores.

    Arrojado/Risco alto:Tenho tolerância a eventuais perdas relevantes do capital investido em busca de retornos expressivos.

    Essa descrição trata-se apenas de uma indicação geral. A resolução CVM 30/2021 dispõe sobre o dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente, cabendo à organização responsável pelo produto a verificação do perfil de risco. Saiba mais sobre o assunto.

  • Que tipo de impacto positivo desejo gerar com meu investimento?

    O investimento de impacto possibilita usar a inteligência financeira para catalisar o empreendedorismo com propósito e viabilizar soluções inovadoras com potencial de larga escala. Portanto, o processo de escolha da oportunidade mais adequada ao seu perfil inclui avaliar o impacto que você deseja gerar na sociedade.

    Veja abaixo alguns caminhos possíveis para a construção de uma visão de transformação para seu investimento:

    • Alinhamento dos objetivos da oportunidade com seus valores e motivações pessoais ou de sua família.
    • Desejo de resolver um problema socioambiental específico.
    • Identificação pessoal ou profissional com certos produtos ou negócios de impacto.
    • Desejo de gerar impacto em determinada comunidade ou região.
    • Vontade de contribuir para um ou mais setores, temas ou agendas socioambientais, como os 17 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
  • Qual o valor disponível para investimento?

    Além do prazo de retorno e grau de risco, o investimento deve ser compatível com o ticket mínimo das diversas oportunidades.

Quem são os estruturadores de produtos financeiros de impacto? Qual o seu papel?

Existem organizações que se dedicam à estruturação de produtos financeiros de impacto, geralmente oferecendo oportunidades via plataforma de financiamento coletivo ou operações de renda fixa. Alguns exemplos incluem Sitawi, Din4mo, Gaia Impacto e Trê Investindo com Causa.

Como faço para começar a investir na oportunidade escolhida?

  1. Visite a página Atores e Oportunidades
  2. Ative um ou mais filtros de classe de ativos, nível de risco, ticket mínimo, prazo de retorno, setores ou ODS prioritários para visualizar a lista de oportunidades compatíveis com seu perfil.
  3. Clique sobre a oportunidade escolhida para entrar em contato direto com a instituição responsável e realizar seu investimento de impacto!