Sobre a
plataforma

A plataforma Investir com Impacto é um projeto desenvolvido pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto para democratizar o conhecimento sobre investimentos de impacto no Brasil e estimular novos investidores a participar deste movimento global transformador.

Ao longo da sua atuação, a Aliança identificou que a vasta maioria dos investidores tem dúvidas sobre a possibilidade de conciliar impacto socioambiental e rentabilidade financeira, enquanto raríssimos sabem diferenciar negócios de impacto de outras iniciativas com impacto social e ambiental.

Para suprir essas lacunas e promover o investimento de impacto, a plataforma identifica, seleciona, organiza e disponibiliza conteúdo educativo sobre o ecossistema dos investimentos e negócios de impacto no Brasil, as classes de ativo existentes, principais atores e suas prioridades de investimentos, entre outros.

A quem se destina

Direcionada a todos os interessados em saber mais sobre oportunidades de investimento de impacto, a plataforma instrui e orienta possíveis investidores, sejam os que apenas ouviram falar sobre o tema e desejam saber mais, sejam aqueles que já dominam conhecimentos básicos e intermediários, mas ainda não investem por desconhecer detalhes técnicos, opções disponíveis para seu perfil e outras informações relevantes para a tomada de decisão.

Como navegar

Na plataforma Investir com Impacto, você encontra conteúdos de rápida compreensão e fácil acesso aos temas de seu interesse, organizados em três seções:

  • O que é investimento de impacto

    Oferece conceitos gerais e introdutórios sobre o ecossistema dos investimentos de impacto, incluindo a definição de investimento de impacto, quem pode investir, o que são negócios de impacto, a diferença entre investimentos de impacto, ESG, filantropia e investimento social privado, oportunidades disponíveis, entre outras informações

  • Como investir

    Uma vez que você já conhece os conceitos gerais sobre o tema, é hora de identificar as oportunidades adequadas ao seu perfil e obter as informações necessárias para realizar seu investimento de impacto. Entenda as vantagens do investimento de impacto, obtenha detalhes sobre o funcionamento das diversas classes de ativo disponíveis e saiba como começar a investir na oportunidade escolhida.

  • Mapa de Oportunidades

    Atores e Oportunidades Nesta seção, você tem acesso aos principais atores, aos tipos de oportunidades de investimentos de impacto, suas principais características e dados de contato. A ferramenta permite filtrar as oportunidades de acordo com seu perfil e interesses, podendo selecioná-las por classe de ativo, nível de risco, valor mínimo de investimento, setores prioritários e/ou prazo de retorno (liquidez).

Como são selecionados os atores e oportunidades?

Realizada pela equipe da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, a curadoria dos atores e oportunidades apresentadas na plataforma é realizada com base em três critérios simultâneos obrigatórios:

  1. Além da expectativa de retorno financeiro, é necessário que exista uma tese ou objetivo explícito de gerar impacto socioambiental mediante apoio a negócios de impacto, em consonância com os critérios da Aliança para Negócios de Impacto.
  2. Devem ser aplicadas práticas de mensuração do impacto socioambiental gerado.
  3. Devem ser aplicadas práticas de divulgação de informações de forma transparente, tanto para investidores como para o público em geral.
  • Tenho uma oportunidade. Como incluir na plataforma?

    Para o lançamento, a participação na plataforma ocorreu mediante convite. As organizações convidadas preencheram um questionário com informações sobre sua atuação, detalhando seus compromissos com os critérios acima. Se você tem uma oportunidade de investimento de impacto e atende aos três critérios de seleção, entre em contato conosco pelo email contato@aliancapeloimpacto.org.br

  • A Aliança certifica, regula ou oferece algum tipo de chancela para as oportunidades de investimento de impacto disponíveis?

    Não. A plataforma Investir com Impacto tem o objetivo de ampliar a visibilidade de informações públicas e facilitar a busca por atores que vêm estruturando oportunidades de investimento de impacto. Cabe aos investidores a seleção e análise das oportunidades disponíveis considerando risco, retorno e impacto.

    A Aliança reconhece os esforços de regulação e autorregulação feita por entidades brasileiras do mercado financeiro e de capitais para fundos que atendam critérios de sustentabilidade (ESG), e entende que ações como essas requerem regras claras e mecanismos de verificação das informações declaradas.

O trabalho de organização das informações disponíveis sobre os atores envolvidos com investimentos de impacto não substitui os esforços dessas organizações para trazer mais transparência e parâmetros comuns para o setor financeiro.

Sobre a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto

A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto é uma iniciativa voltada a mapear e identificar temas estratégicos e a conectar organizações que atuam em favor da promoção de investimentos e negócios de impacto no Brasil.

Pioneira no fomento e estruturação do ecossistema de investimentos e negócios de impacto no país, desde 2014 por meio da plataforma Investir com Impacto, a Aliança busca realizar um trabalho educativo para ampliar e compartilhar conhecimento, democratizando o acesso de todos às oportunidades de investimento de impacto disponíveis.

Sobre a plataforma

Realização:

A plataforma Investir com Impacto é um projeto desenvolvido pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto para democratizar o conhecimento sobre investimentos de impacto no Brasil e estimular novos investidores a participar deste movimento global transformador.