O que é investimento de impacto? Como funciona?

O investimento de impacto é aquele que oferece rentabilidade financeira ao investidor, com o compromisso de gerar impacto social e/ou ambiental mensurável.

Ao mesmo tempo em que disponibiliza recursos para negócios com impacto social e/ou ambiental, o investimento de impacto proporciona retornos financeiros e socioambientais para investidores e viabiliza soluções inovadoras em larga escala para o enfrentamento dos desafios de nosso tempo.

Principais características do investimento de impacto:

  1. Nova maneira de pensar o capital: Lucro + Propósito
  2. O investimento de impacto é uma força transformadora global que está mudando a maneira como o mundo pensa o capital, pois fornece retorno socioambiental para o investimento, além do lucro (Lucro + Propósito). Isso é feito por meio da vinculação do retorno financeiro a um benefício socioambiental mensurável, dando aos investidores(as) a oportunidade de considerar não apenas risco e retorno, mas risco, retorno e impacto.

  3. Potencial de escalabilidade: círculo virtuoso de impacto positivo
  4. O investimento de impacto é potencialmente escalável. Ajuda a resolver um problema socioambiental gerando lucro e, posteriormente, atrai mais recursos para os casos de maior sucesso. Portanto, permite que soluções socioambientais relevantes e inovadoras cresçam e tenham seus impactos positivos potencializados.

  5. Protagonismo transformador do investidor(a)
  6. O investimento de impacto oferece aos investidores(as) a oportunidade de usar a inteligência financeira para catalisar o empreendedorismo com propósito e ajudar a resolver alguns dos maiores desafios da sociedade.

Qual a diferença entre investimento de impacto, filantropia e ESG?

O INVESTIMENTO DE IMPACTO é direcionado a negócios de impacto que têm como foco principal de sua atuação produtos e serviços para solução de problemas socioambientais, oferecendo ao investidor(a) retornos financeiros e socioambientais mensuráveis.

A FILANTROPIA diz respeito, de maneira geral, a repasses e doações para entidades beneficentes e projetos sociais, ambientais e culturais praticados por indivíduos, empresas ou instituições, sem a intenção de gerar retorno financeiro. No Brasil, quando esse repasse é feito de forma estratégica, planejada, monitorada e sistemática, é também denominado Investimento Social Privado (ISP).

ESGé a sigla, em inglês, para a expressão “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança). O investimento ESG considera como os fatores ambientais, sociais e de governança são incorporados nas práticas dos negócios como forma de mitigar riscos e minimizar as externalidades da atividade empresarial.

Enquanto o ESG orienta-se para a redução e mitigação dos riscos sociais, ambientais e de governança, o investimento de impacto foca em soluções mensuráveis de impacto que gerem retorno socioambiental positivo.

O que são negócios de impacto? Qual a relação com investimento de impacto?

São considerados negócios de impacto os empreendimentos que têm a intenção clara de solucionar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal. Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram.

Confira os quatro critérios que formam o requisito mínimo de um negócio de impacto, desde que existam de forma simultânea:

  1. seta-vermelha-01
    Intencionalidade de resolução de um problema socioambiental

    O negócio expressa de maneira clara a sua intencionalidade de resolver um problema socioambiental.

  2. seta-vermelha-02
    Solução de impacto é a atividade principal do negócio

    A atividade principal do negócio traz uma solução para um problema socioambiental concreto, sendo essa solução o motivo central de existência do negócio.

  3. seta-vermelha-03
    Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado

    O negócio opera por meio da lógica de mercado buscando retorno financeiro, ou seja, gera receita própria por meio da venda de produtos e/ou serviços, independentemente do seu formato jurídico. Não depende de subsídios, ainda que possa recebê-los em diferentes etapas de sua jornada, como ajudas pontuais.

  4. seta-vermelha-04
    Compromisso com o monitoramento do impacto gerado

    O negócio tem compromisso com o monitoramento do impacto socioambiental que gera na sociedade.

    Ao longo de sua jornada, os Negócios de Impacto também devem assumir os seguintes compromissos:

    • Compromisso com o entendimento do problema e solução
    • Compromisso com a efetividade do modelo de negócio
    • Compromisso com a efetividade do impacto gerado
    • Compromisso com a efetividade da governança

Quais as oportunidades disponíveis?

Existem diversas oportunidades para quem deseja investir com impacto e é fundamental que o investidor(a) avalie o caminho mais alinhado com suas preferências:

Investimento direto

O investidor acessa diretamente o negócio de impacto em que deseja investir e todas as etapas do investimento são tratadas entre o investidor e o negócio: seleção, acompanhamento e contratação

Investimento direto via redes

O investidor participa de grupos ou redes de apoio que organizam oportunidades de investimento em negócios de impacto, possibilitando trocas de informações entre investidores e empreendedores. Exemplos: Redes de Investidores Anjos.

Na plataforma Investir com Impacto, focamos em investimentos indiretos via produtos financeiros de impacto. Organizamos as oportunidades existentes em três principais classes de ativos:

Plataformas de Financiamento Coletivo

São plataformas digitais por meio das quais pessoas físicas que desejem investir se conectam com os negócios de impacto de sua escolha. Existem dois formatos possíveis: a) modelo de renda fixa, quando o investidor empresta seu dinheiro para um ou mais negócios de impacto e b) modelo renda variável, quando um investidor adquire uma parte da empresa e se torna seu acionista.

Saiba mais

Títulos de Renda Fixa

Os títulos de renda fixa são aqueles emitidos por Negócios de Impacto com regras definidas de remuneração, ou seja, com juros prefixados ou que dependam de indexadores como taxa de câmbio, inflação, taxa de juros, entre outros, permitindo que o rendimento seja conhecido pelo investidor desde o início.

Saiba mais

Fundos de Impacto

Formados por grupos fechados de investidores, os fundos de investimento de impacto são responsáveis por captar recursos de investidores e direcioná-los a empréstimos ou participação acionária em Negócios de Impacto, com o objetivo de gerar retornos financeiros e impactos socioambientais mensuráveis.

Saiba mais

Quem pode investir?

Qualquer pessoa, empresa, órgão público, fundação ou instituto corporativo pode se tornar um investidor de impacto, aplicando seus recursos com a intencionalidade de gerar impacto socioambiental positivo atrelado a retornos financeiros.

Saiba Como