Sobre a organização
O Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 2018 com a missão de ativar o ecossistema de negócios de impacto socioambiental, sobretudo os de base comunitária, para ampliar a sua contribuição para a geração de renda no campo, conservação de biomas ameaçados e manutenção da floresta em pé.
Como parceiro nacional e internacional em economia do campo e da floresta, que inclui esses negócios comunitários, atuamos por meio de alianças com parceiros estratégicos, orientadas ao aumento do impacto das suas iniciativas, a partir de três eixos: desenvolvimento de negócios de impacto, soluções financeiras inovadoras e ampliação e fortalecimento das conexões entre os negócios comunitários e mercados.
Prioridades para investimento |
---|
ODS
|
Setores de interesse
|
Região de interesse
Todo Brasil |
Tese de impacto
No Brasil, os negócios comunitários (associações, cooperativas e pequenas empresas) da agricultura familiar e do extrativismo são essenciais para a conservação de recursos naturais, patrimônios culturais e biomas ameaçados, como a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga.
Acreditamos que organizações saudáveis sejam aquelas que tenham equilíbrio financeiro atrelado a uma economia de baixo carbono e que estejam inseridas em um contexto de proteção aos recursos naturais e inclusão social.
Nesse contexto, as atividades da Conexsus são sistêmicas: desenvolvemos capacitações, realizamos assessorias e articulamos parcerias estratégicas com entidades de produtores, instituições, agentes do sistema financeiro, empresas privadas e órgãos públicos para ampliar o impacto econômico, social e ambiental desses negócios. O objetivo final é que as associações e cooperativas e pequenas empresas sejam mais autônomas, competitivas e resilientes.
Gestão de impacto
Trabalhando com enfoque sistêmico, soluções em escala e riscos compartilhados, a Conexsus beneficia diretamente cooperativas, associações, micro e pequenas empresas de impacto, ligadas à agricultura familiar e às cadeias de valor da sociobiodiversidade, como cacau, açaí, castanha do Brasil, entre outras.
Dessa forma, contribuímos para que o ecossistema de negócios comunitários de impacto socioambiental seja ativo, fortalecido, gerando renda no campo e contribuindo para que esses territórios sejam referências em soluções baseadas na natureza, protegendo florestas e evitando emissão de gases de efeito estufa.