Fundepar Arapy

CLASSE DE ATIVO:
  • FUNDOS DE IMPACTO
contatos Nome do responsável:

Carlos Lopes

Sobre a organização

Em atuação desde 2013, a Fundepar é uma gestora de fundos de investimento criada pela Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep).
A gestora é responsável por dois principais veículos de investimento: o Seed4Science – um Fundo de Investimentos e Participações (FIP) de capital semente especializado em empresas de alta densidade tecnológica, e o Arapy – um Programa de Investimentos em Negócios de Impacto Social. Enquanto o Seed4Science foca em startups tecnológicas emergentes das universidades e centros de pesquisa, o Arapy se concentra em empresas em estágios iniciais que buscam resolver desafios sociais e ambientais significativos, alinhando-se diretamente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Este último não restringe sua seleção à densidade tecnológica, possibilitando uma abordagem mais inclusiva e diversificada na escolha de investimentos.

Prioridades para investimento
ODS
Setores de interesse
Região de interesse

Brasil

Tese de impacto

O Programa de Investimento Arapy, gerido pela Fundepar, está comprometido em impulsionar um futuro mais equitativo e sustentável através do investimento em negócios em estágio pré-seed e seed cujas atividades principais visam resolver problemas sociais e/ou ambientais de forma intencional. Esses problemas sociais e/ou ambientais devem estar alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Além do alinhamento com os ODS também serão avaliados o impacto gerado pela empresa, o estágio de desenvolvimento, o modelo de negócio e a capacidade e diversidade do time de empreendedores.

Gestão de impacto

A gestão de impacto do Arapy inicia-se na fase de análise de oportunidades de investimento. Neste estágio, é estruturado um documento que identifica os impactos esperados de cada empresa potencial para investimento. Esse processo é adaptado às características específicas de cada Companhia.
A partir dessa análise inicial, definem-se indicadores-chave de desempenho (KPIs) específicos para cada investimento. Esses KPIs são selecionados para medir se os impactos propostos estão sendo efetivamente realizados.
Análises periódicas desses KPIs são conduzidas para monitorar o progresso e avaliar a efetividade do impacto prometido. Essas revisões regulares permitem ajustes estratégicos e intervenções quando necessário, visando maximizar o impacto positivo das empresas no portfólio do Programa.