YA Ventures

CLASSE DE ATIVO:
  • FUNDOS DE IMPACTO

Acesse o site

contatos Nome do responsável:

Maitê Lourenço

Sobre a organização

YA em iorubá significa quebrar e transformar, assim como YÁ é emprestar, investir e se tornar algo. O Fundo aposta no fomento do empreendedorismo inovador e do investimento em startups com fundadores negros, como alavanca para o desenvolvimento econômico e social da América Latina. Principalmente, vê a oportunidade de se beneficiar da notável diferença de desempenho observada em startups com equipes com diversidade racial versus equipes não diversificadas.

Prioridades para investimento
ODS
Setores de interesse
Região de interesse

Norte e Nordeste

Tese de impacto

Entendemos o que o impacto social positivo que geramos é provendo capital e suporte para que empreendedores negros possam desenvolver seus negócios gerando um círculo virtuoso, segundo o BlackOut - Mapa das Startups, empresas lideradas por pessoas negras contam com maior diversidade em seus times e, segundo o Kauffman Fellows, empresas diversas geram um múltiplo de retorno financeiro superior para seus acionistas.

Gestão de impacto

Faremos o controle de diversidade de líderes, fundadores e funcionários das empresas investidas assim que os primeiros investimentos começarem a serem realizados.