Esta classe de ativos conta com oportunidades com as seguintes características:
Perfil de risco
alto(*)Prazo de retorno
longo prazo (superior a cinco anos)Ticket mínimo
geralmente são tickets com valor mínimo de R$ 1 milhão(*) trata-se apenas de uma indicação geral. A resolução CVM 30/2021 dispõe sobre o dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente, cabendo à organização responsável pelo produto a verificação do perfil de risco
Os fundos de investimento de impacto reúnem recursos captados de pessoas físicas e jurídicas com o objetivo de direcioná-los a Negócios de Impacto. Esses recursos são alocados por meio de instrumentos financeiros, sendo os empréstimos e a participação acionária os mais utilizados. Os Negócios de Impacto são verificados e selecionados por agentes de estruturação especializados ou pela própria equipe do Fundo, que atuam desde a prospecção, avaliação e seleção de negócios de impacto, até o acompanhamento e prestação de contas do investimento realizado.
Formados por grupos fechados de investidores que podem ser empresas, pessoas físicas ou investidores institucionais, os fundos de impacto incluem opções como FIP (fundos de investimento em participações) e FIDC (fundos de investimento em direitos creditórios).
No Brasil, a maior parte dos fundos direcionados a negócios de impacto enquadra-se na categoria FIP - Multiestratégia, que admite o investimento em diferentes tipos e portes de sociedades investidas, e é destinada principalmente a investidores profissionais.
Alguns poucos casos permitem investidores qualificados, desde que a oferta dos valores mobiliários seja feita dentro das regras da Instrução Normativa nº 400 da CVM.